Deixe um comentário

Google Books e suas controvérsias

Uma biblioteca com acesso a milhões de livros de diversas áreas do conhecimento, bem à palma da mão, para você consultar quando bem entender… e, o que é melhor, sem ocupar o precioso espaço da sua residência ou exigir um grande esforço de locomoção. Este é o sonho de muitos pesquisadores, e também uma das propostas do Google Books (http://books.google.com.br/).

Disposto a criar uma gigantesca biblioteca virtual, sob o pretexto de facilitar o acesso à informação, o Google criou no ano de 2004 um projeto de digitalização que envolvia inicialmente os acervos das universidades de Oxford e Harvard, mas que se expandiu nos últimos anos, incluindo tanto livros que já caíram em domínio público quanto os que não estão mais disponíveis para venda em livrarias (sendo estes de domínio público ou não).

O projeto criou polêmica em vários países, a ponto de criar um atrito com grandes livrarias, empresas e associações de proteção aos direitos autorais. Para tentar solucionar a questão, o Google propôs um acordo com autores e editoras dos EUA, pelo qual ambos teriam uma parcela dos lucros obtidos com o projeto. O acordo prevê a visualização parcial do conteúdo digitalizado e a venda de livros, que seriam vendidos só a internautas dos EUA.  

Expirou no começo deste mês o prazo para que editoras de outras partes do mundo se manifestassem sobre o assunto, e no mês de outubro a justiça americana decidirá se o acordo é válido ou não. Fica agora a pergunta: esse tipo de iniciativa visa realmente facilitar o acesso à informação, criando o tão sonhado projeto de biblioteca universal? Ou se trata na verdade de uma espécie de monopólio cultural, considerando que uma única empresa fica responsável por administrar todo o conteúdo armazenado?

Ainda não sabemos a resposta. Até lá ainda haverá espaço para nossa boa e velha biblioteca…

Veja mais informações sobre o Google Books e esse acordo polêmico em http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u621248.shtml

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: