Deixe um comentário

Acordo do Google Books quase rejeitado

Dias atrás, postamos algumas informações sobre o Google Books, um gigantesco projeto para digitalização de livros que gerou inúmeras controvérsias, sobretudo em relação à questão dos direitos autorais (já que o projeto prevê disponibilizar parcialmente livros que não estão em domínio público, mas que já estão fora de catálogo) e também quanto ao fato de um estoque tão grande de conhecimento ficar sob os cuidados de uma única empresa comercial. Para tentar solucionar esses problemas, o Google propôs um acordo às editoras e aos autores, pelo qual ambos teriam parte dos lucros gerados pela venda do material digitalizado.

O acordo estava sendo analisado pela justiça dos EUA, e um parecer definitivo em relação ao caso era previsto para o próximo mês de outubro. No entanto, recomendações recentes do Departamento de Justiça daquele país já dão indicações de que o acordo deve ser rejeitado. Num documento de 32 páginas, o Departamento aponta problemas tanto quanto à lei de direitos autorais quanto às leis antitruste, indicando a necessidade de mudanças significativas no acordo ou a sua rejeição completa.

Uma audiência para anunciar o parecer definitivo está marcada para o dia 7 de outubro, mas tudo leva a crer que ainda não é desta vez que veremos uma “biblioteca universal” na Web…

Fontes: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u626340.shtml

http://sanfrancisco.bizjournals.com/sanfrancisco/stories/2009/09/21/daily23.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: