Deixe um comentário

Software livre na Biblioteca Florestan Fernandes

Apesar de ter um número de usuários ainda bastante inferior aos programas e sistemas operacionais proprietários (como o Windows, difundido em grande parte das máquinas do planeta), o software livre vem ampliando sua atuação, principalmente em organizações públicas. Definido pela Free Software Foundation como “qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído com algumas restrições”, o software livre se diferencia do software proprietário principalmente por ter um tipo de licença que permite ao usuário alterar o código do programa conforme suas próprias necessidades.

Essa liberdade de modificação atraiu a atenção instituições como o próprio governo federal (que inclusive possui um portal para divulgar suas ações nesse âmbito), de bibliotecas (basta ver o aumento de programas livres para automação de bibliotecas, como o PMB)  e de unidades de ensino, como a FFLCH, que possui um projeto para migração gradativa do software proprietário para o software livre nos próximos 4 anos.

A Biblioteca Florestan Fernandes, numa troca de experiências com a equipe de Tecnologia da Informação da FFLCH, tomou conhecimento desse projeto e deu impulso a uma iniciativa semelhante, substituindo o sistema operacional Windows pelo GNU/Linux em quase 50% do seu parque computacional.

Aleḿ de fazer uma opção por um sistema operacional mais estável e seguro, outras razões são importantes nessa escolha, entre elas a redução do custo com a compra de licenças de antivirus, da suíte de escritório e da própria licença do sistema operacional. A distribuição escolhida foi o Ubuntu, que permite que o sistema seja modificado do jeito que a Biblioteca precise.

Esperamos que ações como esta influenciem outras bibliotecas. Será uma experiência de sucesso!

Escrito com base no texto de Normando Peres, da equipe de TI da nossa faculdade.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: