1 comentário

Solicitação de cópias à distância

Pesquisadores e estudantes que precisam de materiais bibliográficos para a elaboração de um trabalho acadêmico provavelmente já se depararam com este obstáculo: o acesso ao documento. Muitas vezes você encontra uma referência a uma tese ou artigo que se encaixaria perfeitamente no seu projeto, mas percebe que o material não está digitalizado e, o que é pior, está numa instituição a centenas de quilômetros de onde você está. Se você não tiver disponibilidade de tempo ou dinheiro para pagar pela passagem de ida e volta, provavelmente irá desistir daquele item tão importante para a sua pesquisa…

Para estas pessoas, existe um serviço disponível na maior parte das bibliotecas universitárias do Brasil: o Programa de Comutação Bibliográfica, mais comumente chamado de Comut. O Comut é um programa coordenado pelo Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT), e tem o objetivo de facilitar a troca de documentos bibliográficos entre as bibliotecas cadastradas. Por ele você pode pedir cópias de artigos, trabalhos de evento, trechos de livro e até mesmo o texto integral de dissertações e teses ainda não disponíveis em meio digital.

Para fazer uso deste serviço, você não precisa nem mesmo estar cadastrado numa biblioteca: basta fazer seu registro no site http://comut.ibict.br/comut/do/locale?op=changeLocaleToPortuguese escolhendo a opção “Pessoa Física”. Depois é só preencher seus dados pessoais e fazer a solicitação do item desejado, indicando a biblioteca onde está localizado o material (você pode consultar quais bibliotecas fazem parte do sistema no link acima) e o intervalo de páginas que lhe interessa.

Para concluir a solicitação, você precisa também adquirir alguns bônus, que  são a forma de pagamento do serviço. Cada bônus custa R$1,82 para pessoas físicas (R$2,20 para pessoa jurídica), e o dinheiro  é administrado diretamente pelo sistema, sem interferência alguma das bibliotecas ou do serviço de correio. Para adquirir bônus, você pode usar um cartão de crédito ou pagamento em boleto bancário.

A grande vantagem deste serviço, no entanto, não está no preço, mas na facilidade de acesso: é possível solicitar documentos de qualquer ponto do Brasil ou mesmo do exterior, no conforto do seu lar ou a partir da biblioteca em que você está cadastrado. Talvez agora acesso já não seja um obstáculo tão grande à sua pesquisa…

Obs: se você for cadastrado em nossa biblioteca e tiver dúvidas sobre onde localizar determinado material, nós podemos fazer a solicitação por você (os custos são os mesmos já informados acima). No entanto, para facilitar o pedido, faça seu registro no Comut, mesmo que pretenda fazer sua solicitação pela biblioteca.

Anúncios

Um comentário em “Solicitação de cópias à distância

  1. […] coordena o Comut (serviço de envio de cópias de documentos já comentado anteriormente neste blog). O CCN é formado pelos catálogos de periódicos de várias universidades do Brasil, e por meio […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: