Deixe um comentário

Flores virtuais

Que o livro eletrônico (ou e-book) vem ganhando notoriedade nos últimos tempos, inclusive no plano comercial, já não é novidade. A controversa questão do Google Books e seu gigantesco projeto para digitalização de livros (controvérsia ainda não resolvida, diga-se de passagem), o aumento de aparelhos específicos para visualizar livros nesse formato e um princípio de comercialização de livros eletrônicos nos dizem que, mais cedo ou mais tarde, nós, os leitores, teremos de encarar algumas mudanças em nossa forma de leitura.

As editoras, no entanto, ainda patinam nessa questão. Enquanto algumas aceitaram se associar a mega corporações como a Amazon ou o Google para disponibilizar uma parte de seus acervos no formato digital, muitas ainda tentam alavancar a venda de livros em papel, ignorando a questão do formato eletrônico ou mesmo fazendo oposição a ele.

Embora a solução para esse impasse entre o formato digital e o formato em papel não esteja claro no âmbito editorial, é possível dizer que um dos caminhos possíveis seja uma alternativa híbrida, como a que começa a ser elaborada pela editora brasileira Cosac Naify ao disponibilizar para download gratuito o livro “Flores”, do escritor mexicano Mario Bellatin, considerado um dos mais aclamados escritores latino-americanos da atualidade e destaque da FLIP 2009. A obra em papel também pode ser comprada pelo site da editora.

O livro, composto por 35 histórias curtas, explora aspectos de vidas afetadas por deformações congênitas, e pode ser encarado também como um alerta para novos rumos no mercado editorial brasileiro, ele mesmo um pouco deformado ao tentar se firmar num país famoso por não cultivar hábitos de leitura.

Sinal dos tempos? Se for para ampliar o acesso à informação, esperamos que sim.

Fonte: Cosac Naify disponibiliza gratuitamente o livro “Flores” em seu site

Veja também: um comentário sobre o livro “Flores”. http://editora.cosacnaify.com.br/NoticiasInterna/101/A-Cosac-Naify-oferece-Flores-a-voc%C3%AA.aspx

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: