2 Comentários

Busca por imagens e a questão da identificação de conceitos

Se você já fez pesquisas por imagens na Internet, provavelmente já deve ter constatado que esta não é uma tarefa tão simples: enquantos os mecanismos de busca conseguem rastrear com alguma eficácia as palavras usadas dentro de um texto e até trabalhar com aproximações entre determinados termos, o caso das imagens é complicado porque grande parte delas não possui uma descrição adequada. Sendo assim, é bastante complicado fazer o sistema entender qual é o “conceito” da imagem e o que ela realmente representa.

Algumas ferramentas vem sendo desenvolvidas para reduzir esse problema. Uma delas, ainda em versão de testes, foi recentemente aberta ao público pelo Google. Trata-se do Image Swirl, mecanismo que separa o resultado das pesquisas de imagens de acordo com visual e significando, criando assim categorias organizadas em blocos facilmente navegáveis. A intenção do gigante de buscas é resolver algumas ambiguidades já conhecidas na busca por imagens, como por exemplo a palavra “apple” (maçã, em inglês), que pode se referir tanto à fruta quanto à empresa estadunidense Apple.

Fizemos alguns testes com a palavra “USP”, sigla da nossa universidade, e o resultado foi interessante: ao digitar o termo, o sistema já avisa se há ou não resultados correspondentes à palavra, indicando, se for o caso, sugestões para outras buscas. Ao concluir a busca, no entanto, o sistema apresentou diversos blocos de imagens relativos a armamentos (a sigla “usp” refere-se também ao termo Universale Selbstladepistole, um tipo de pistola semi-automática). Apenas um desses blocos concentrou imagens da palavra USP como universidade, e ainda assim com poucos resultados.

Apesar desse resultado pouco expressivo, ainda não é possível dizer que a ferramenta não funciona, sobretudo porque se trata de um produto demo, em fase de testes, e que provavelmente não apresenta equivalências em todos os idiomas. De qualquer forma, o princípio de organização é interessante, refletindo a importância de esquemas de categorias, de bons termos de descrição e da identificação de características semânticas. O futuro dos sistemas de busca e da própria Internet como rede de informação está em como essas questões serão resolvidas.

Veja também: Google busca e agrupa imagens por sentido e visual

Anúncios

2 comentários em “Busca por imagens e a questão da identificação de conceitos

  1. Com certeza a intenção do Google é nos facilitar um pouco a vida, na hora de procurar as imagens mais adequadas às nossas pesquisas.A tendência destas ferramentas é serem aprimoradas a cada dia.Mesmo não sendo tão eficaz assim, não deixa de ser uma novidade para nós não é mesmo?

    beijos
    aluguel de computadores

    • Marta,

      Com certeza! Já faz parte das previsões uma Web 3.0, que visa justamente explorar recursos como este que o Google tenta aplicar para busca de imagens: a identificação semântica. No futuro, grande parte das aplicações Web terão como base esse princípio. Convém ficarmos atentos às mudanças.

      Um abraço,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: