Deixe um comentário

Jornais e revistas do mundo na tela do seu computador

Foi-se o tempo em que a única forma de ter acesso a jornais e revistas era ir até a banquinha e comprar um título específico. Com a popularização das notícias divulgadas em portais e mecanismos de busca (como, por exemplo, o Google Notícias), as empresas responsáveis pela divulgação de notícias e informações se viram obrigadas a se atualizar e importar muito de seu conteúdo para uma plataforma online e, muitas vezes, gratuita.

Para facilitar a busca por títulos de jornais e revistas que divulgam ao menos parte de seu conteúdo na Internet, existem alguns sites bem interessantes, que poderíamos classificar como uma espécie de “portal”, ou seja, um site em que você pode localizar de forma simples e rápida os endereços de vários jornais e revistas do mundo.

Um bom exemplo é o Indekx, que apresenta títulos de todos os continentes, bastando que você clique sobre a bandeira do país respectivo. Os jornais mais populares do Brasil, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo e o Jornal do Brasil fazem parte do conteúdo. Outro exemplo é o Newseum, um site destinado apenas para as primeiras páginas dos jornais de uma infinidade de locais, de vários cantos do planeta. Se o jornal tiver um site com conteúdo aberto, o Newseum também funciona como uma forma de acesso a ele.

Há também as corporações que resolveram disponibilizar o arquivo de edições antigas de seus jornais e revistas. Um exemplo bacana é o Acervo Digital VEJA, inaugurado em comemoração aos 40 anos da revista. O site apresenta na íntegra todos os números desde a primeira edição, publicada em setembro de 1968. Essa edição, aliás, estampa na primeira capa o curioso título “O Grande Duelo no Mundo Comunista”, impresso sobre um fundo vermelho, com o símbolo clássico formado pelo martelo e a foice. No interior, um misto de propagandas (as sempre engraçadas propagandas de antigamente) e matérias sobre a ditadura e seus conflitos. Uma boa fonte para historiadores e estudiosos da linguagem jornalística.

Como você pode perceber, opções não faltam para que você se mantenha atualizado ou atualizada em relação ao que se passa no mundo. Nós demos algumas opções. Resta a você saber depurar o que é ou não importante nesse mar de informações… Um velho conflito que a Internet não irá resolver.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: