1 comentário

Geração digital: estamos preparados para ela?

Muita gente (inclusive este blog) tem discutido o conceito contemporâneo de biblioteca, cada vez mais afetada pelo universo digital, e se o livro eletrônico irá realmente se popularizar a ponto de competir com o livro em papel ou mesmo substituí-lo. Não costumamos perguntar, porém, o que a nova geração digital espera de suas bibliotecas, esta geração que já nasce às voltas com supercomputadores, smartphones e todo tipo de aparelhos para manipulação de informações online. A VALA (Libraries, Technology and the Future Inc.), uma ONG australiana para o incentivo do uso de tecnologia em bibliotecas, fez esta pergunta a Abbey, uma esperta garotinha de 3 anos. Veja a opinião dela…

Tudo bem que provavelmente Abbey foi treinada para mencionar todos esses recursos e com certeza não deve fazer ideia do que eles significam (ainda). No entanto, Abbey está mesmo crescendo em meio a uma realidade tecnológica em mutação acelerada, que afeta profundamente a forma como armazenamos, pesquisamos e manipulamos informação. A pergunta que fica é: estarão nossas bibliotecas preparadas para os “nativos digitais”? Não apenas em relação ao uso de equipamentos, mas também em relação a busca e uso da informação em si?

Abbey já está aí, chamando nossa atenção para o assunto. Devemos pensar seriamente no que ela tem a dizer.

Em tradução livre, para quem não lê inglês: Oi, eu sou Abbey e adoro bibliotecas, livros e “a hora do conto”; mas eu [também] sou uma nativa digital e eu quero uma biblioteca online que aprenda o que eu gosto, que tenha bastante multimídia. Quero que tudo seja rápido e fácil, e quero ser capaz de adicionar minhas próprias coisas (ou informações) e compartilhar isso com outras pessoas. Quero ser capaz de fazer tudo isso a partir do meu iPhone ou o meu leitor de livro eletrônico. Quero mais conteúdos mesclados, tags semânticas, informação em tempo real, realidade aumentada, tagging geoespacial, e eu adoro mesmo telas interativas sensíveis ao toque. Sei que vocês estão ocupados trabalhando nisso, mas eu sou uma nativa digital e quero isso agora! Apressem o passo! Tchau por hora!

Graças ao sempre antenado Web Librarian, que inclusive oferece links interessantes sobre o assunto: http://wl.blog.br/archives/2161

Anúncios

Um comentário em “Geração digital: estamos preparados para ela?

  1. Na semana passada aproveitei para fazer a legendagem para a apresentação que fiz na FAAP sobre os Nativos Digitais – está tanto no youtube, como no blog (meufilhodigital): http://migre.me/lUSk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: