Deixe um comentário

Dia (a dia) do Bibliotecário

Você sabia que hoje é o Dia do Bibliotecário? A data, criada pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980, foi instituída como uma homenagem ao nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre, grande colaborador para a cultura brasileira.

Mas, alguém pode perguntar: o que faz exatamente um bibliotecário? Passa o dia inteiro atrás de uma mesa, catalogando e classificando livros e mandando as pessoas ficarem em silêncio? Essa pergunta, que em si já carrega um pouco do estereótipo do qual ainda padece a profissão, já foi feita a 10 dentre 10 profissionais que atuam nesse ramo. No entanto, há bastante tempo a imagem de uma senhora de óculos, coque na cabeça e uma cara amarrada não corresponde (ou pelo menos não deveria corresponder) às atribuições do(a) bibliotecário(a) moderno(a). Cada vez mais temos um profissional ligado a questões que vão muito além do livro em papel ou das bibliotecas tradicionais.

O que pode fazer um bibliotecário?

Um bibliotecário do século XXI pode atuar tanto na organização de bibliotecas tradicionais, catalogando e classificando livros, como na organização de espaços virtuais, como repositórios digitais (veja-se o próprio exemplo da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP, que conta com a participação dos bibliotecários para disponibilizar teses e dissertações na rede) e a Biblioteca Virtual do Governo do Estado de SP , cujo foco não está no acervo de livros mas no fornecimento de informações úteis ao cidadão comum). Além da organização em si, todo o trabalho de planejamento de uma biblioteca ou centro de documentação, seja física ou virtualmente, também é atribuição desse profissional.

Além disso, algo que sempre foi bastante forte para os bibliotecários é a questão da normatização de documentos. Desde a árdua tarefa de revisão de referências bibliográficas e citações, até a elaboração de fichas catalográficas para publicações, passando pela  padronização de documentos de acordo com normas nacionais ou internacionais, tudo isso também é atribuição do bibliotecário.

Não se deve esquecer também do papel que o bibliotecário pode desenvolver em termos sociais. As bibliotecas públicas  (ainda negligenciadas no nosso país, e muitas delas sem profissionais qualificados), podem funcionar como centros de informação para um público que, muitas vezes, não tem acesso a outros recursos. Um exemplo é a recém-inaugurada Biblioteca de São Paulo, que pela sua própria localização funciona como um espaço comunitário, usado tanto por estudantes, visitantes do Parque da Juventude e até mesmo pela população de rua que existe naquela vizinhança.

Outras atribuições comuns à profissão, como as relacionadas às atividades de conservação e preservação de acervos, ganham uma nova roupagem conforme vão se ampliando o espectro de suportes de informação: se antes a preocupação deveria ser com livros e outros materiais em papel, hoje isso se estende aos CDs, DVDs, documentos eletrônicos e até mesmo páginas da Internet (o site Internet Archive ressalta bem essa preocupação, já que uma das intenções do serviço e recuperar páginas antigas que talvez nem existam mais na Internet atual). Já no ramo das bibliotecas especializadas, bibliotecários podem atuar como especialistas em bases de dados e recursos de informação específicos, sendo responsáveis por traçar estratégias de busca e localizar fontes interessantes para pesquisadores.

Em suma, há muitas coisas que um bibliotecário pode fazer no seu dia-a-dia, e isso tende a se ampliar conforme cresce o universo de informações disponíveis. Se ainda assim você não se convenceu, considere ao menos a possibilidade de rir um pouco com o vídeo abaixo… e Feliz Dia do Bibliotecário!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: