1 comentário

Um pouco de filosofia…

Estará a Filosofia, a área que deu origem a praticamente todos os ramos científicos que conhecemos hoje, tão conectada ao mundo virtual quanto outros campos de estudo? Apesar de o estereótipo que insiste em pairar sobre os domínios da Filosofia, de que a área ainda estaria extremamente atrelada ao papel e às tecnologias do passado, alguns exemplos provam que existem, sim, algumas possibilidades para “conectar” a Filosofia a um público mais amplo, disperso nos caminhos da Internet. Curiosamente, algumas das iniciativas mais marcantes são as relacionadas a Filosofia Antiga, o que talvez mostre que as coisas não tenham mudado tanto assim desde os tempos de Sócrates…vamos apontar aqui alguns exemplos interessantes.

Portal Graecia Antiqva

Todo em português, este portal é uma fonte bastante rica para quem tem interesse na Grécia Antiga. Reúne monografias sobre temas que vão além da Filosofia (teatro e artes da Grécia também estão incluídos), e conta ainda com uma revista eletrônica, recursos auxiliares (mini-atlas e fontes do alfabeto grego, por exemplo) e textos básicos para iniciantes nos estudos filosóficos.

Portal Brasileiro de Filosofia

Editado pelo filósofo Paulo Girardelli Jr, este portal não trata apenas de Filosofia Antiga, mas tem nela algumas das suas fontes mais interessantes, incluindo livros eletrônicos (como “Nietzsche e Sócrates“) e vídeos sobre o assunto. Também apresenta indicações de links para enciclopédias, definições de verbetes clássicos da Filosofia, entrevistas com filósofos contemporâneos e biografias de filósofos de todos os tempos, dentre outros recursos.

Obras Completas de Aristóteles

Para quem não consegue localizar alguns volumes de Aristóteles disponíveis para empréstimo em nossa biblioteca, aí vai uma alternativa: este site conta com a colaboração da Universidade de Lisboa e diversos tradutores especializados, e o principal objetivo é tornar disponível na Internet toda a obra de Aristóteles, traduzida para o português em edições bem acabadas. É um projeto bastante longo (o último livro das obras completas só será lançado em 2017), mas já é possível baixar alguns, como “A Retórica”. Para fazer o download de arquivos é necessário fazer um cadastro (simples e gratuito) no site.

Stanford Encyclopedia of Philosophy

Elaborado pela Universidade de Stanford (EUA), esta enciclopédia é bastante abrangente, reunindo verbetes que vão desde filósofos importantes até conceitos tão obscuros quanto “sistemas inerciais”. A obra conta com edições anuais, o que garante a atualidade dos temas.

The Internet Encyclopedia of Philosophy

A exemplo da Stanford Encyclopedia of Philosophy, este site apresenta um cunho acadêmico, apesar de não ser vinculado a uma instituição específica. Trata-se antes de uma organização sem fins lucrativos que reúne artigos sobre todos os temas da Filosofia, escritos e avaliados por especialistas da área. Os assuntos também variam entre biografias de filósofos de renome até conceitos fundamentais de diversas áreas de estudo.

Se o mundo da Filosofia lhe parecia distante, dê uma olhada nesses links. Pelo menos na rede, ele está ao alcance de um clique.

Anúncios

Um comentário em “Um pouco de filosofia…

  1. Social comments and analytics for this post…

    This post was mentioned on Twitter by bibliofflch: Livros e fontes de filosofia na Internet: http://wp.me/puVdg-c0

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: