7 Comentários

Bibliocicleta: biblioteca circulante e ecológica

Se você já achava legal a ideia de uma biblioteca que vai até as pessoas, sobretudo em bairros carentes que não possuem uma boa biblioteca pública por perto, imagine como seria uma biblioteca circulante feita com material reciclado e movida a energia alternativa? Pois é esta a base para a Bibliocicleta.

Fruto do trabalho de conclusão de curso de Augusto Leal para a Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a ideia surgiu a partir de “uma demanda do Água Comprida – Fórum Permanente de Cultura da cidade de Simôes Filho, intituição sem fins lucrativos situada na região metropolitana de Salvador e que trabalha em prol da produção artítica e cultural da cidade”, conforme texto do autor em seu blog. Como o projeto de construir uma biblioteca comunitária foi adiado, a ideia era que os livros doados à instituição começassem a circular imediatamente. Nasceu a fonte de inspiração para a Bibliocicleta, cuja construção  empregou 90% de matéria-prima recolhida das ruas e contou com a participação de voluntários. Segundo o criador da obra, leveza, resistência e a possibilidade de replicação também foram considerados para a elaboração do projeto.

Acompanhe no vídeo abaixo todo o processo de construção desta verdadeira “biblioteca ecológica”.

Certamente uma ideia que merece ser reproduzida em muitos outros lugares (com o devido reconhecimento a Augusto Leal, claro).

Veja também o blog do Augusto Leal: http://www.augustoleal.blogspot.com/

Anúncios

7 comentários em “Bibliocicleta: biblioteca circulante e ecológica

  1. […] para criar uma biblioteca circulante (já postamos sobre uma experiência anterior aqui), mas é sempre legal divulgar iniciativas que busquem levar a leitura a um público que não tem […]

  2. […] http://bibliofflch.wordpress.com/2010/03/31/bibliocicletas-bibliotecas-circulantes-e-ecologicas/ De certa forma foi uma experiência de inovação social. Tanto para o estudante, as comunidades e para mim efetivamente. Aprendi muito na troca com esse garoto e as comunidades de onde ele emergiu. A diferença foi que concetramos energia somente no produto. Imagine só se fizéssemos com as possibilidades de serviço desse veículo? […]

  3. Tudo legal, Augusto?
    Muito legal o seu trabalho…v. não imagina como ilustrou o meu! Tenha certeza que ao definir meu projeto para implantar um pequeno sebo-circulante em cada cidade do Vale do Ribeira, darei os devidos créditos à essa “luz” que sua criação me deu. Antecipadamente agradeço!
    Abração! Caico

  4. Bom dia!

    Hoje pesquisando sobre a Bibliocicleta, tive a alegre surpresa de encontrar essa postagem.

    Obrigado pelo incentivo e divulgação do trabalho!!

    A idiea é realmente que ela seja multiplicada para todos os lugares onde o acesso e a prática da leitura apresentem-se como deficitária.

    Muita paz!! E vamos que vamos!!

    • Bom dia, Augusto,

      É sempre bom divulgar iniciativas interessantes que levem informação a comunidades carentes. Seu projeto parece se encaixar muito bem nessa linha, e para nós também é interessante mostrar que coisas simples podem trazer bons resultados.
      Agradecemos por sua colaboração. As informações já foram corrigidas.

      Até mais,

      Aline, da Biblioteca Florestan Fernandes.

      • Oi gente!!!!!!!!

        Acabei de encontrar este blog. Muito legal o trabalho do Augusto, já disseminei e tô te seguindo Augusto. Parabéns aos dois por ambos os trabalhos!!!!!
        bjssssssss
        Eva – Biblioteconomia UFBA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: