Deixe um comentário

Leitores compartilhando leituras

Você está procurando alguma indicação de livro sobre um assunto específico e gostaria de saber o que outras pessoas recomendam? Gostou do que leu e gostaria de compartilhar a leitura com alguém? Ou não gostou e quer fazer uma crítica? Se sua resposta tiver sido positiva para alguma dessas perguntas, saiba que existem redes especializadas em quem gosta de livros e quer ampliar seu conhecimento sobre um determinado assunto. Aí vão algumas dicas:

Skoob:  neste site, você “monta a sua estante” e mostra para as pessoas o que está lendo, o que quer ler, o que gostou e o que não gostou. O site tem o objetivo de ser a maior rede de leitores do Brasil. É possível buscar por livro, autor, editora e usuário, se você já souber de alguém que faça parte da rede.

Shelfari: se o assunto que você pesquisa não possui muito conteúdo em português, este site pode ajudar: a exemplo do Skoob, ele funciona como uma rede de leitores em que as pessoas compartilham suas leituras e descobrem sobre novos livros, mas com uma predominância maior sobre títulos internacionais.

The Library Thing: você tem uma biblioteca pessoal e gostaria de dizer a outros leitores o que você possui e ao mesmo tempo criar um catálogo dos seus próprios livros? Então esta é uma opção: o Library Thing funciona como um catálogo de bibliotecas em que o catalogador é você. Também é possível saber que livros se relacionam aos que você possui e em que bibliotecas particulares eles estão. Algumas bibliotecas universitárias dos EUA já usam o Library Thing como uma alternativa aos catálogos tradicionais.  

Trocando Livros:  se você não faz questão ou simplesmente não tem espaço para guardar livros em casa, mas gosta de adquirir novos títulos assim mesmo, talvez você deva considerar a possibilidade de trocar esses livros com outros usuários, não é? O Trocando Livros é baseado nesse princípio: você cria uma lista dos livros que você deseja trocar, e, quando outro usuário solicitar algum item da sua lista, você envia o item pelo correio. Após a confirmação do envio, você ganha um crédito para solicitar um livro de uma outra lista qualquer.

Rainbow of Books:  esta galeria de fotos do Flickr não é nenhum site de compartilhamento de livros, mas é um exemplo sobre formas alternativas de organização da sua biblioteca pessoal. No caso, a forma adotada por estes usuários foi por cores (daí o título do álbum, “Arco-íris de livros”). Pode não ser muito funcional, mas se você não tiver muitos itens, talvez seja interessante dar um toque mais artístico à sua coleção. Aproveite e compartilhe a foto do seu acervo.

Créditos pela foto: Eizseit, no Flickr
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: