Deixe um comentário

GEOMapas: base de mapas geológicos

Localizar materiais como mapas, cartas topográficas e levantamentos geológicos sempre foi um problema para os pesquisadores: armazenados em institutos e bibliotecas universitárias, esses materiais, que necessitam de uma catalogação especial e altamente descritiva, nem sempre constavam nos bancos de dados, o que dificultava a tarefa de selecionar mapas específicos e, principalmente, saber onde eles estavam.

Aos poucos, algumas iniciativas tentam diminuir esse déficit de informação. É o caso da base GEOMapas, uma realização da Biblioteca do Instituto de Geociências da USP. A base, cuja construção também teve o apoio da FFLCH, permite consultar os cerca de 6.500 mapas disponíveis na biblioteca do IGc, com ênfase aos mapas geológicos mas contemplando também materiais de apoio (levantamentos topográficos, de vegetação, solo etc).

O conteúdo está digitalizado, mas a base não permite visualização, por conta de direitos autorais. Ainda assim, é possível fazer uma consulta prévia e ver os mapas existentes na instituição. Aproveite: http://mapoteca.igc.usp.br/busca/busca_rapida.php

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: