2 Comentários

Uma biblioteca para o Twitter

Algumas semanas atrás, a Library of Congress, uma das maiores bibliotecas do mundo, anunciou que irá armazenar todos os tweets públicos postados no microblog Twitter. Mas, afinal de contas, por que uma biblioteca teria interesse nesse tipo de atividade?

A principal justificativa da LC para armazenar essas mensagens é a preservação de informações com um possível interesse histórico e antropológico. De fato, um pesquisador que, no futuro, queira estudar a vida cotidiana do século XXI, terá de levar em conta o intenso uso da Internet e das redes sociais. No entanto, resgatar as informações produzidas por uma sociedade que se comunica basicamente por meio virtual pode ser um problema, se não houver alguma forma de preservação. A controvertida decisão da LC em armazenar tweets busca diminuir esse problema, por meio da preservação digital e a migração constante de suporte, a fim de garantir que esses dados sejam legíveis daqui a 100 anos…

Veja abaixo um vídeo (em inglês) mostrando o aparato tecnológico necessário para essa empreitada: alguns metros de computadores, com milhares de terabytes para armazenagem do que já foi e será publicado pelo Twitter.

http://video.aol.com/aolvideo/AOL Personal Finance/walletpop-library-of-congress-hidden-twitter-archive/85650761001

Veja também a matéria publicada pelo site WalletPop: Library of Congress’ hidden Twitter computer room: WalletPop takes a peek

Anúncios

2 comentários em “Uma biblioteca para o Twitter

  1. Aqui está dando URL inválido para o vídeo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: