Deixe um comentário

O passado e o futuro do livro eletrônico

Muito se tem falado dele nos últimos tempos. Desejo de consumo por parte dos fãs da tecnologia e ao mesmo tempo temido pelos defensores dos livros tradicionais, não há como negar que o livro eletrônico ou e-book tornou-se uma celebridade nos debates sobre o futuro do livro e até mesmo da imprensa em geral. Mas, você consegue imaginar o que foi o livro eletrônico no passado? O que esperar dele daqui 10 anos?

Uma imagem divulgada pelo site LiveJournal suscita um interessante questionamento a esse respeito. Trata-se de uma propaganda da Radio Shaek, uma empresa que produziu um livro eletrônico bastante pitoresco no longínquo ano de 1986!

Um livro que mais parace um video game. Alguém aí se lembrou do Atari?

O livro eletrônico acima é  especialmente formulado para ser conectado a um computador. Seu conceito privilegiava a interatividade (já havia ali um primórdio de tela sensível ao toque) e a diversão, já que parece ser destinado para crianças, como um reforço de aprendizagem. Ou seja, bastante diferente da imagem que temos hoje do livro eletrônico. Os modelos atuais ainda conservam uma ligação estreita com o computador (na verdade, modelos como o iPad, da Apple, são ao mesmo tempo computadores e possíveis leitores de e-books), mas o que vale de fato é a portabilidade (difícil nessa versão de 1986), além de uma capacidade muito maior para se ajustar a diferentes formatos de escrita e divulgação de informação.

E agora, o que esperar do livro eletrônico no futuro? Independentemente da resposta, acreditamos que haverá leitores para todos os gostos. Inclusive para os sempre charmosos livros em papel…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: