1 comentário

Mais uma biblioteca sem livros

Em novembro de 2009, reportamos aqui mesmo neste blog (ver postagem aqui) a iniciativa da Cushing Academy , tradicional instituição americana que resolveu substituir todo seu acervo em papel por leitores digitais e outros suportes eletrônicos. Pois parece que a iniciativa começa a render adeptos: agora é a vez da biblioteca de engenharia da Universidade de Stanford apresentar o seu projeto de biblioteca sem livros.

A nova biblioteca, a ser inaugurada em agosto deste ano, terá 85% menos livros em papel que a biblioteca atual. Embora esse fato possa parecer estranho para quem está acostumado com os livros em papel e os enormes espaços destinados ao seu armazenamento, as bibliotecas sem livros  começam a ser apontadas como o futuro das bibliotecas universitárias, devido à queda expressiva no número de empréstimos do material em papel. Com a oferta cada vez maior de bases de dados e repositórios eletrônicos, a tendência é que os empréstimos caiam cada vez mais, o que abre à biblioteca a possibilidade de usar para outras atividades os espaços destinados ao acervo. Mais salas de estudo, espaço para workshops e para convívio seriam algumas das alternativas de uso desses espaços.

Estamos falando, porém, de uma biblioteca de engenharia… Será que a moda pega também para as bibliotecas das áreas de humanidades? A conferir.

Veja mais sobre esta notícia no site do Gizmodo.

Anúncios

Um comentário em “Mais uma biblioteca sem livros

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Hugo, Biblioteca FFLCH . Biblioteca FFLCH said: Mais uma biblioteca sem livros: http://wp.me/puVdg-gv […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: