Deixe um comentário

Gira-braile: o braile portátil

Você já parou para se perguntar por que o alfabeto braile é organizado daquela forma, com exatamente aquela distribuição de pontos? Se a pergunta parece descabida para você, que está lendo este texto e não precisa usar esse tipo de alfabeto, ela faz todo sentido para quem perdeu a visão e precisa, por questão de necessidade, aprender essa nova forma de escrita.

Uma maneira mais fácil de aprender braile é o que propõe Evaldo Hernany, informático que sofre de uma doença genética degenerativa que lhe roubou a visão. Para resolver o problema da aprendizagem, Evaldo inventou o Gira-braile, um objeto parecido com um dado e que oferece uma forma mais intuitiva de aprender esse alfabeto.

O Gira-braile tem três cubos que giram no próprio eixo. A invenção agrupa todas as letras do sistema criado para auxiliar a leitura dos cegos (foto: divulgação).

Com novas formas de aprendizagem, talvez o ato da leitura e da escrita se transforme em algo mais acessível para pessoas com deficiência visual, criando uma demanda por mais livros e documentos adaptados para esse público. Ainda que isto não aconteça, a iniciativa já vale a pena.

Leia a reportagem completa no site do Ciência Hoje: http://cienciahoje.uol.com.br/blogues/bussola/braile-portatil/view

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: