1 comentário

Livros eletrônicos na USP: algumas opções para a área de Humanidades

Como havíamos dito neste post anterior, voltamos a tocar no assunto dos livros eletrônicos da USP. Caso você ainda não saiba, já é possível fazer busca por e-books a partir do catálogo da USP, o Dedalus. No entanto, para fazer uma busca um pouco mais específica, tente a base de livros eletrônicos e opte por bases específicas para o seu assunto de interesse. Aqui vão algumas opções para a área de Humanidades:

Ebrary: esta é uma base multidisciplinar, abrangendo assuntos como Educação, Artes, Geografia, Filosofia e Ciência Política. Há títulos em vários idiomas, incluindo alguns em português. A ferramenta oferece algumas opções interessantes, como criar a sua própria estante de títulos (disponível para usuários cadastrados), uso de citações automáticas, dentre outras funções. Apenas um detalhe: o download de livros desta base é restrito. Você pode copiar ou imprimir páginas, mas o número de páginas permitido também varia de editora para editora.

E-livro:  com conteúdo e regras de acesso semelhantes à Ebrary, esta base reúne somente livros em português e espanhol, de várias áreas. Também é possível pesquisar por teses e artigos de periódicos.

Eighteenth Century Collections Online (ECCO): base interessante para áreas como História e Geografia, a ECCO reúne obras da British Library, cobrindo todo o século XVIII. O destaque vai para os manuscritos e mapas da época. É possível fazer download de até 250 páginas por vez. Assim, se você quiser um documento maior que este limite, terá de dividi-lo em vários arquivos (sempre de 250 em 250 páginas).

The Making of the Modern World: reúne livros de 1450 a 1850, em áreas como Economia, Ciência Política, História e Sociologia. Permite o download de até 50 páginas por vez (para documentos com mais de 50 páginas, divida o arquivo, sempre de 50 em 50).

Interessado? Então clique aqui e comece a fazer sua pesquisa. Sõ não se esqueça de um detalhe: como as bases são de acesso restrito, por questões contratuais com os fornecedores, você só conseguirá acesso a partir de algum computador da USP. Também é possível acessar se você for da comunidade uspiana e tiver cadastro no VPN. Se você não for da USP, o acesso é livre a partir de qualquer biblioteca da universidade. Aproveite!

Anúncios

Um comentário em “Livros eletrônicos na USP: algumas opções para a área de Humanidades

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Claudio Crovatto, Mara Beatriz, Odontologia USP, Mayã Martins, Sinvaldo Souza and others. Sinvaldo Souza said: @bibliofflch Livros eletrônicos da USP: algumas opções para a área de Humanidades: http://wp.me/puVdg-ks […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: