1 comentário

Um livro para todos: braille sem páginas perfuradas

Livros em braille são a alternativa mais eficaz para garantir a leitura por parte daqueles que possum alguma deficiência visual. No entanto, é curioso imaginar que um livro escrito nesse método não é, de fato, totalmente inclusivo, já que pessoas que não são cegas dificilmente terão conhecimento suficiente para ler uma obra escrita em braille. Com alguma criatividade, porém, é possível superar essa barreira e criar uma obra destinada a *todos* os leitores, quer tenham eles deficiência ou não.

Esta é a ideia da designer gráfica Wanda Gomes, que criou um livro em braille sem o uso de perfuração, o processo básico da escrita de um livro nesse estilo.  O novo método, denominado Braille.BR, consiste num tipo de impressão sobreposta, que não prejudica a impressão convencional. O sistema braille é usado juntamente com a impressão normal, garantindo a leitura tanto por parte de cegos quanto daqueles que possuem visão plena.

Produzido conforme esse tipo de impressão, o livro Adélia Cozinheira foi enviado recentemente a escolas, bibliotecas e instituições educacionais, com o intuito de oferecer a crianças com e sem deficiência visual a mesma possibilidade de leitura. No caso deste livro, outros elementos também foram usados: as crianças também podem sentir o livro (pelo tato) e cheirá-lo, já que esses dois aspectos da percepção humana foram considerados na produção gráfica da obra.

Sem dúvida, um método que ainda vai dar o que falar, e de uma forma bastante positiva. Leia mais na reportagem da PublishNews.

Anúncios

Um comentário em “Um livro para todos: braille sem páginas perfuradas

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Fernando P Rodrigues, Renata Garcia, Daniela Capri, Adriano Rodrigues, Biblioteca FFLCH and others. Biblioteca FFLCH said: Um livro para todos: braille sem páginas perfuradas: http://wp.me/puVdg-lr […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: