3 Comentários

Novo sistema VPN

Você é aluno, professor ou funcionário da Universidade de São Paulo? Pois então esta notícia pode interessar a você: o Centro de Computação Eletrônica da USP está em processo de instalação de um novo sistema de Rede Privada Virtual, mais conhecida como VPN (do inglês Virtual Private Network), sistema pelo qual é possível consultar a partir da sua casa qualquer base de dados assinada pela universidade.

O novo sistema contará com recursos de encriptação (IPSEC), substituindo o que está em atividade atualmente. A data para transição definitiva é o dia 20 de janeiro de 2011.

Para começar a usar o VPN, verifique o seu cadastro no site http://www.vpn.usp.br . Confirmado o cadastro, basta seguir as instruções disponíveis aqui, na seção Virtual Private Network (VPN) USPnet – NOVO! . Escolha o seu sistema operacional e faça a instalação. Depois disso, você já poderá consultar as bases de dados disponíveis pela USP a partir do micro da sua casa. Algo que certamente facilita a pesquisa acadêmica, não?

Anúncios

3 comentários em “Novo sistema VPN

  1. Olá,

    Consegui instalar o arquivo, porém não sei como faço para realizar as pesquisas e não encontrei nenhum tutorial sobre isso. Você saberia me informar, por favor?

    Obrigada!

    • Olá Dri,

      Lembre que o VPN é exclusivo para as bases de dados assinadas pela universidade. Há algumas bases de dados às quais a USP não possui acesso, portanto é possível que você não consiga recuperar alguns textos.

      Para começar a fazer a sua pesquisa, certifique-se de que você esteja realmente logada com o VPN. Lembre-se de que você precisa estar cadastrada também na página http://www.vpn.usp.br; a instalação do programa normalmente gera um ícone pelo qual você deverá informar o seu login e senha, os mesmos que você cadastrou no link acima. Após se conectar, vá ao site da Biblioteca (www.sbd.fflch.usp.br) e clique em “Bases de dados”. O mesmo também pode ser feito pelo site do Sibi (www.usp.br/sibi), no link “bases de dados”. Em ambos os sites, você encontrará uma lista de bases de acordo com seus respectivos assuntos. Basta escolher uma delas e começar a fazer sua pesquisa. O acesso ao VPN garante o download de arquivos com texto completo.

      Um outro caminho pode ser feito por “Periódicos eletrônicos”, disponível tanto no site da biblioteca quanto do Sibi. Se você já tiver um artigo que for de seu interesse e souber em que revista ele foi publicado, basta procurar pelo título do periódico e procurar pelo respectivo texto no índice da revista. Normalmente este é o caminho mais fácil para chegar a um texto específico.

      Se houver mais dúvidas, encaminhe-as para o endereço saufflch@usp.br, ok?

      Boa sorte!

      Aline Lima Gonçalves – Bibliotecária

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: