Deixe um comentário

Oxford Journals em acesso aberto

À medida que o acesso aberto se consolida no meio científico, mais editoras parecem interessadas em aderir à iniciativa. Agora chega a vez de vários periódicos editados pela Oxford, com a sua coleção Oxford Open.

Para quem não sabe, o acesso a revistas científicas, tanto impressas quanto online, exige um orçamento considerável por parte das universidades, governos e centros de pesquisa. No caso de muitos periódicos online, só é possível ler ou baixar um dado artigo se você for um usuário registrado (estudante, pesquisador ou funcionário, por exemplo) da instituição que comprou o acesso àquele título específico. Procedimento comercial que, invariavelmente, restringe o acesso à informação.

O acesso aberto representa uma ruptura desse sistema, permitindo que autores ou editoras publiquem artigos de forma livre, sem comercialização. Os conteúdos podem ser baixados por qualquer leitor, e a informação divulgada no artigo tende a ganhar mais visibilidade com esse procedimento. Interessante para autores e leitores.

No caso da Oxford Journals, mais de 90 periódicos passam a fazer parte da coleção aberta. Veja aqui a lista de periódicos disponíveis. Há algumas opções para as áreas de Humanidades e Ciências Sociais, como os títulos American Literary History e Oxford Economic Papers.

Aproveite e visite o site do Acesso Aberto USP. Divulgue essa ideia!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: