3 Comentários

Bicicloteca em São Paulo: leitura para moradores de rua

Não é a primeira vez que alguém associa a ideia de “bicicleta” e “biblioteca” para criar uma biblioteca circulante (já postamos sobre uma experiência anterior aqui), mas é sempre legal divulgar iniciativas que busquem levar a leitura a um público que não tem acesso a livros — ainda mais quando esse público é composto por moradores de rua.

Robson Mendonça, gaúcho de 60 anos e antigo morador de rua, não podia emprestar livros de bibliotecas porque não tinha como comprovar seu endereço (grande parte das bibliotecas exige o comprovante para liberar um cartão de empréstimo). Aquilo que no início era um impedimento acabou virando um sonho: Robson prometeu a si mesmo que, quando melhorasse de vida, criaria uma biblioteca para moradores de rua.

Dito e feito: no último mês de julho, Robson inaugurou uma biblioteca circulante gentilmente chamada de “Bicicloteca”, composta basicamente por uma bicicleta e um baú com centenas de livros dentro. O usuário que empresta um item tem duas opções: repassar o livro adiante para outro leitor, ou devolver o livro para a biblioteca.

Fonte: Alessandro Shinoda/Folhapress - Folha Online

Interessante, não? Leia mais sobre a história de Robson e a Bicicloteca nesta reportagem publicada pela Folha de SP.

 

 

Anúncios

3 comentários em “Bicicloteca em São Paulo: leitura para moradores de rua

  1. Sr,Robson, boa tarde. Gostaria de conversar com o senhor., porque trabalho numa Ong(semear)portadores de deficiencia fisica e mentais aonde implantei uma biblioteca para as maes que ficavam ociosas esperando os filhos terem aulas(musica,theatro e etc. Entao gostaria no mes de outubro dia do livro fazer um mes inteiro para o publico da zona norte. IUM DIA DE LEITURA}. O SENHOR PODERIA FAZER CONTACTO COMIGO. GOSTARIA DE SUA PRESENÇA NESSE DIA. AONDE IREI NAS ESTAÇOES DO METRO DA ZONA NORTE. PARADA INGLESA, TUCURUVI DISTRIBUIR LIVROS DE UMA FORMA QUE ELES SERIAM EMPRESTADOS A OUTRAS. O SENHOR PODE FAZER ESSE CONTACTO COMIGO. MEU IMAIL E jo-forner@hotmail.com repito jo-forner@hotamil.com

    • Cara Josefina,

      Divulgamos a iniciativa do Sr. Robson, mas não temos o contato dele, e não sabemos se ele tem acesso a este blog. Sugiro que tente contatar o Sr. Robson de outra forma, talvez indo até o Centro da cidade, já que ele costuma passar por lá com sua bicicloteca. Assim mesmo, agradecemos pelo seu comentário.

      Um abraço,

      Aline Lima Gonçalves
      Bibliotecária

  2. Srº Robson, parabens, vi a reportagem na televisão, “DEUS” a bençôe o Srº, Fábio Souza…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: