Deixe um comentário

A biblioteca e as caixas de cerveja

Não, o título deste post não se refere a nenhuma biblioteca que já permita o consumo de álcool em seu interior (apesar de existirem “bares-biblioteca”, como já vimos nesta postagem anterior), mas sim a uma iniciativa na cidade de Magdeburg, Alemanha, que criou a Open Air Library, uma biblioteca pública criada a partir de mil caixas de cerveja.

Além de inovadora quanto ao material usado em sua construção, esta biblioteca também é um bom exemplo da aplicação dos conceito de “público” e “colaboração”: erguida com o esforço da população, os mais de dois mil livros da coleção também foram doados por moradores locais. Além disso, tanto a conservação quanto a manutenção da biblioteca dependem das pessoas de Magdeburg, já que a biblioteca não possui funcionários ou bibliotecários, fica aberta 24 horas por dia e funciona na base da confiança: qualquer um pode entrar, pegar um livro e levar para casa.

Feita com caixas doadas por uma empresa da região, a biblioteca foi idealizada como forma de devolver a autoestima aos moradores da cidade, que ficou praticamente esquecida após a reunificação da Alemanha. Até o momento, parece estar dando certo.

Fonte: Superinteressante

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: