Deixe um comentário

20 anos sem Florestan Fernandes

Em 2015, completam-se 20 anos do falecimento de Florestan Fernandes. Com o intuito de homenageá-lo e refletir sobre o seu legado, estudantes de graduação e pós-graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP), bem como já graduados, estão organizando o evento e a exposição “20 anos sem Florestan Fernandes”.

Entre os dias 23 e 24 de setembro, o evento contará com quatro mesas, que terão como temas o papel de Florestan Fernandes na institucionalização das ciências sociais brasileiras, sua contribuição teórica para as diferentes disciplinas que compõem o que se chama hoje de ciências sociais, seu papel político como constituinte e, por fim, a atualidade de suas ações e reflexões (veja abaixo o cartaz com a programação completa).

Entre os dias 18 de setembro e 14 de outubro, a exposição reunirá no saguão da Biblioteca Florestan Fernandes uma vitrine com a seleção da bibliografia substantiva disponível em seu acervo, indo de As trocinhas do Bom Retiro até A revolução burguesa no Brasil, dando sempre preferência para edições com significado histórico. Além disso, retomamos outras duas homenagens já feitas a Florestan no âmbito da Faculdade: os painéis da homenagem por ocasião dos 10 anos de sua morte e o vídeo com depoimentos coletados por ocasião da comemoração dos 50 anos da obra A integração do negro na sociedade de classes.

Veja o cartaz do evento:

Cartaz

Texto e cartaz do evento elaborados pela Comissão organizadora do Evento: Adriana Matos (graduação), Ailton Teodoro (pós-graduação PPGS), Ana Beatriz Carvalho e Silva (graduada), Diogo Barbosa Maciel (pós-graduação PPGAS), Felipe Nery Alves Pinto (graduação), Isabel Furlan Jorge (graduada), Leonardo Octávio (pós-graduação PPGCP), Luiz Fernando Aguiar (graduado), Max Gimenes (pós-graduação PPGS), Rafael Marino (graduação), Ronaldo Tadeu de Souza (pós-graduação PPGCP).

Exposição da Biblioteca: Painéis: Digitalização e montagem dos painéis: Anderson de Santana e Márcia Elisa Garcia de Grandi.

Vìdeo “50 anos de A integração do Negro na Sociedade de Classes, de Florestan Fernandes”: Organização: CEUPES Ísis Dias de Oliveira; Apoio: Programa de Pós-Graduação em Sociologia; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Gravado em 2014 com depoimentos dos professores Sedi Hirano, Gabriel Cohn, José de Souza Martins, João Batista Borges Pinheiro, Fernando Henrique Cardoso e Antonio Candido.

Montagem da Exposição na Biblioteca: Creuza Ribeiro de Lima (funcionária), Adriana Matos (graduação), Ailton Teodoro (pós-graduação PPGS), Ana Beatriz Carvalho e Silva (graduada), Diogo Barbosa Maciel (pós-graduação PPGAS), Felipe Nery Alves Pinto (graduação), Isabel Furlan Jorge (graduada), Leonardo Octávio (pós-graduação PPGCP), Luiz Fernando Aguiar (graduado), Max Gimenes (pós-graduação PPGS), Rafael Marino (graduação), Ronaldo Tadeu de Souza (pós-graduação PPGCP).

Apoio: CeUPES, PRCEU, FFLCH, PPGAS, PPGS, PPGCP, Boitempo, Expressão Popular, ENFF.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: