Deixe um comentário

Bases de Dados

teclado

Atualmente, no dia a dia do pesquisador, é muito comum defrontar-se com o termo Base de Dados. Mas o que seria isso?  É uma coleção de dados (informações) em formato eletrônico,  organizado de forma lógica e com relacionamento entre os dados. Isso permite que, ao se inserir um assunto, todos os registros que possuem aquela informação em algum de seus campos pesquisáveis sejam recuperados.

No passado, quando não contávamos com a internet, mas os pesquisadores precisavam saber quais os artigos estavam sendo publicados, tínhamos como solução para proceder essa descoberta as bases de dados referenciais* distribuídas em CD-ROM.

Porém, como não eram bases de texto completo, era necessário solicitar o artigo a outras Bibliotecas, geralmente fora da Instituição do pesquisador. Ao mesmo tempo, nem sempre era possível selecionar o artigo apenas pelos dados referenciais.  Então, surgiram algumas bases que passaram a oferecer também o resumo, mas ainda sem o texto completo.

Logotipo do protocolo de https e três letras: www Autor da imagem: Fabio Lanari

Logotipo do protocolo de https e três letras: www
Autor da imagem: Fabio Lanari

Por fim, com acesso à internet e o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), vivenciamos a criação das bases de texto completo, em que, além de acessar os dados referenciais e o resumo, é possível também acessar todo o conteúdo do documento.

Atualmente, o pesquisador vive imerso em uma infinidade de informações acessíveis por diferentes bases de dados, de diferentes tipos.

Para auxiliar o nosso pesquisador, o site da Biblioteca Florestan Fernandes oferece à sua comunidade uma nova página, com um novo layout, dedicada às Bases de Dados. Para conhecê-la clique aqui.

Nela, você encontrará as seguintes informações sobre as bases:

Título, logotipo, dados gerais, áreas de abrangência da base e link para tutorial quando ele existir.

Na página é possível refinar a visualização das bases de acordo com as seguintes áreas de interesse: Antropologia, Artes, Ciência Política, Filosofia, Geografia, História, Línguas, Linguística, Literatura, Planejamento Urbano, Sociologia, Teologia/Religião e Multidisciplinar. É possível também recuperá-las pelos tipos:  Mapas, Teses e Dissertações.

imagem1

imagem3

imagem2

______
* Base de dados referenciais são bases que contêm somente as referências das publicações, ou seja, dados de autoria, título, paginação do artigo, e título, ano, volume, fascículo da publicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: