Deixe um comentário

Os inimigos do livro

Todo início de ano, a biblioteca realiza a exposição “Os inimigos dos livros” em que são apresentados variados agentes de destruição de uma obra.
O intuito é conscientizar a comunidade para a importância de cuidar bem dos livros.

A biblioteca adquire livros para uso coletivo, com orçamento da Universidade. Após a compra e recebimento, funcionários da biblioteca os inserem no catálogo DEDALUS.

Todos os anos, é feita a higienização dos materiais por empresa contratada. Além disso, temos uma funcionária que restaura e encaderna livros. Porém, nem sempre é possível restaurar com os recursos dos quais a biblioteca dispõe, por isso, sempre que há verbas, também são feitas encadernações por empresas especializadas. Tudo isso custa muito dinheiro.

Como se pode perceber, os livros representam o bem final obtido de várias ações promovidas pela biblioteca. Essas ações representam custos para a sociedade. Por isso, ressaltamos que por se tratar de patrimônio público, deve ser  preservado por todos os que dela fazem uso.

Danificar os livros, seja  propositadamente ou por acidente, torna inviável o seu uso pelos outros usuários ou por você mesmo, no futuro.

Cuidando, eles duram mais (não necessitando a aquisição de um outro igual para repô-lo), nem de tantos gastos com restauros e conservação.

Venha ver nossa exposição! Ela apresenta alguns casos de danos ocorridos por variados motivos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: